A questão
ética fundamenta o fenômeno da existência social dos seres humanos em sua
construção histórico-social, ou seja, a ética pessoal e coletiva, esta proposta
de trabalho justifica-se como uma importante ferramenta para a formação global
das crianças, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e afetivo de suas
identidades pessoais e coletivas.
Neste
contexto, a educação precisa necessariamente preocupar-se com a formação plena,
global e ética dos indivíduos, focando na constituição de condutas responsáveis
e solidárias para coibir e mediar os crescentes e variados conflitos da
sociedade contemporânea.
Existe assim um entendimento de que um dos
principais desafios da educação atual está justamente no cumprimento de sua
função social, assumindo a formação global do indivíduo nas diversas esferas de
atuação harmonioso e pleno, seja intelectual, profissional, social, política ou
afetiva, assegurando um convívio social saudável e democrático.
Outro aspecto importante observado na educação
infantil foi à necessidade de atenção constante das crianças, a carência muitas
vezes demonstrada, e a importância do desenvolvimento da afetividade neste
período tão importante da vida, em que eles estão ingressando no ambiente
escolar ainda muito dependentes e despreparados para o convívio social.
Considerando
que é por meio da leitura que a criança inicia a sua viagem pelo fantástico
mundo da imaginação e sua compreensão do mundo real, decidimos recorrer às
fábulas para trabalhar virtudes e mostrar que o mundo imaginário da leitura
pode associar-se à realidade delas, transformando-as ou complementando-as com
aspectos lúdicos e afetivos.
Por
isso, decidimos utilizar alguns contos e poemas referentes a temas que julgamos
fundamentais como a amizade, o autoconhecimento, o respeito e a
responsabilidade para criar uma ponte lúdica e colorida entre as fábulas e as
virtudes que queremos desenvolver em nossos alunos.
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