sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Justificativa

A questão ética fundamenta o fenômeno da existência social dos seres humanos em sua construção histórico-social, ou seja, a ética pessoal e coletiva, esta proposta de trabalho justifica-se como uma importante ferramenta para a formação global das crianças, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e afetivo de suas identidades pessoais e coletivas.
 
Neste contexto, a educação precisa necessariamente preocupar-se com a formação plena, global e ética dos indivíduos, focando na constituição de condutas responsáveis e solidárias para coibir e mediar os crescentes e variados conflitos da sociedade contemporânea.
 
Existe assim um entendimento de que um dos principais desafios da educação atual está justamente no cumprimento de sua função social, assumindo a formação global do indivíduo nas diversas esferas de atuação harmonioso e pleno, seja intelectual, profissional, social, política ou afetiva, assegurando um convívio social saudável e democrático.
 
Outro aspecto importante observado na educação infantil foi à necessidade de atenção constante das crianças, a carência muitas vezes demonstrada, e a importância do desenvolvimento da afetividade neste período tão importante da vida, em que eles estão ingressando no ambiente escolar ainda muito dependentes e despreparados para o convívio social.
 
Considerando que é por meio da leitura que a criança inicia a sua viagem pelo fantástico mundo da imaginação e sua compreensão do mundo real, decidimos recorrer às fábulas para trabalhar virtudes e mostrar que o mundo imaginário da leitura pode associar-se à realidade delas, transformando-as ou complementando-as com aspectos lúdicos e afetivos.
 
Por isso, decidimos utilizar alguns contos e poemas referentes a temas que julgamos fundamentais como a amizade, o autoconhecimento, o respeito e a responsabilidade para criar uma ponte lúdica e colorida entre as fábulas e as virtudes que queremos desenvolver em nossos alunos.

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