sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Metodologia

A proposta em questão iniciou-se a partir da leitura do livro “A magia das virtudes”, contendo vários textos de diferentes gêneros abordando diversas virtudes pelos integrantes do grupo, visando perceber quais seriam qualidades fundamentais para serem desenvolvidas nesta faixa etária e qual a melhor maneira de abordá-las com as crianças.

Assim, optamos por amizade, autoconfiança e autoconhecimento, respeito e responsabilidade por serem temas importantes e pela linguagem simples e de fácil compreensão, além de apresentarem gêneros literários diversificados, possibilitando o desenvolvimento de mais este aspecto da linguagem escrita.

Desenvolveremos um texto de cada vez, reservando aproximadamente uma semana para a realização das atividades referentes a cada um deles.

 1-Durante a leitura
  • No momento da leitura, procuramos criar na classe um ambiente diferenciado, propício de narrar de estórias.
  • Leitura em voz alta pela professora, evidenciando diferentes inflexões de voz, expressões corporais e partes relevantes do texto.
2-Depois da leitura

  • Conversa com as crianças a respeito de suas impressões da estória que acabaram de ouvir, investigando situações previamente conhecidas pelos alunos para que eles relacionem o tema com a própria vida, identificando aspectos reais e imaginários através dos textos;
  • Exploração ética e afetiva do tema proposto, através de exemplos e aspectos que evidenciem a importância das virtudes para a formação pessoal e coletiva;
  • Escolha de alguns alunos para recontar oralmente, à sua maneira, a estória ouvida;
  • Análise dos aspectos principais do texto (título, tema, imagens, moral, personagens principais, rimas, etc.);
  • Caracterização de cada gênero literário apresentado em cada texto específico, para fazer com que eles consigam diferenciá-los ao fim do projeto;
  • Confecção de dedoches para a realização do reconto da estória;
  • Confecção de cartazes com representações em desenhos e colagens do tema desenvolvido;
  • Dividiremos a sala em 4 grupos para que cada um represente dramaticamente um texto que será sorteado entre os grupos.
  • Cada grupo irá confeccionar as caracterizações de sua apresentação com material reciclado.
  • Os grupos irão apresentar-se no pátio da escola para disseminar os novos conhecimentos a respeito das virtudes e sua importância.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário